Carta dos fundadores.

 

Tivemos o privilégio de ser empreendedores pioneiros na internet brasileira e dedicamos duas décadas de nossas vidas a ajudar os consumidores brasileiros a fazer boas escolhas em suas compras no comércio eletrônico.

A ideia do Zoom nasceu em 2010. Na época, acreditamos que já tínhamos uma bem-sucedida história de 10 anos no comércio eletrônico brasileiro que começou com a fundação do Bondfaro, em 1999, passou pela fusão com Buscapé em 2006 e culminou com a venda do grupo para a Naspers, em 2009. Na época da venda, o Buscapé era o segundo maior grupo comércio eletrônico na América Latina em audiência.

Ao longo de todos esses anos tivemos a oportunidade de ver o mercado de comércio eletrônico brasileiro se desenvolver, ganhamos maturidade como empreendedores e investidores e apuramos a nossa sensibilidade para perceber as dores dos consumidores brasileiros. Sabendo que eram muitas e mal atendidas, decidimos começar o Zoom como um projeto do zero. Foi o início da incrível jornada de construção da Mosaico.

Desde o início, queríamos fazer uma empresa para tornar as compras online seguras e simples, ajudando os consumidores ao longo de toda sua jornada, como um amigo. Naquela época havia muitos problemas com as operações de comércio eletrônico, dificuldades de logística, lojas que sumiam com o dinheiro dos clientes e fraudes nos pagamentos, para citar algumas. Nossos amigos e família nos ligavam antes de fazer uma compra perguntando que produto escolher e em que loja poderiam confiar para fazer suas compras.

Entendíamos que algumas dessas dificuldades se resolveriam com o tempo, outras não, como, na nossa visão, a dificuldade estrutural existente no Brasil para prestar um bom atendimento ao consumidor e, sobretudo, a dificuldade eterna de se escolher o que, quando e onde comprar um produto.

Acreditamos que o consumidor sempre precisaria de um amigo ao seu lado para ajudá-lo a tomar as melhores decisões de compra em meio a uma infinidade de marcas, tecnologias que vêm e vão e uma multidão de lojas, a maioria desconhecida, a seu dispor. Assim, nasceu o Zoom, para ficar ao lado do consumidor no balcão e oferecer conteúdo de alta qualidade para orientar a compra dos consumidores. Desde então, nunca mais recebemos as ligações dos amigos e família com pedido de ajuda e hoje somos uma grande família de 37,9 milhões de consumidores.

Recentemente, foi gerado um pedido de compra pela nossa plataforma de 70 monitores que estavam com preço ótimo. A loja teve um problema e não tinha essa grande quantidade em estoque. Ficamos desesperados e fizemos o que sempre fazemos. Em vez de simplesmente pedir desculpas e cancelar o pedido, buscamos outra loja para fazer a entrega, mantendo o preço e o prazo, mesmo que tivéssemos que pagar a diferença. Deu certo e os monitores chegaram bem e no prazo. Depois, soubemos que eram destinados ao o hospital de campanha de combate ao covid-19 do Pacaembu, em São Paulo. Nos emocionamos. Por trás de todo pedido tem uma história, uma expectativa que temos que respeitar e atender. Nunca deixamos um consumidor para trás e nunca cansamos de repetir isso. Em cima de crenças e histórias como essa, construímos uma cultura de obsessão com o consumidor.

Em 2005, ainda no Bondfaro, contratamos um analista júnior do Shoptime que parecia ser muito esperto e grande conhecedor de comércio eletrônico. Cresceu conosco, passou alguns anos lá em Franca (São Paulo), emprestando seu talento para o Magazine Luiza, quando a internet era uma pequena área na empresa, mas voltou a trabalhar conosco quando começamos o Zoom. Hoje ele é nosso sócio e CEO, o Thiago Flores, o que nos deixa muito orgulhosos. Em 2006, a Rita Cunha entrou como estagiária, também no Bondfaro. Em 2011, ela se juntou ao Zoom e, quando virou nossa sócia, alguns anos depois, nos escreveu uma carta que nos tocou profundamente, conforme trechos a seguir: “Meu filho tem uma perspectiva de vida e meus pais têm uma qualidade de vida pós-aposentadoria totalmente diferente graças ao meu trabalho. (…) vejo que, apesar de romântico, é verdadeiro o papel do empreendedor na transformação da vida das pessoas. Eu e minha família somos a prova disso.”

A gente sempre sonhou em transformar o comércio eletrônico e as relações de consumo. Sem planejar, descobrimos que caminhando nesta direção, também transformamos a vida de muitas outras pessoas. Como as do Tiago Duarte, do Miguel Rezende e da Nayla Pires que sempre agiram como sócios e, merecedores, sócios viraram. Não é à toa que somos há nove anos consecutivos vencedores do prêmio Great Place to Work e temos o selo RA1000 do Reclame Aqui, o mais alto reconhecimento da principal plataforma de avaliação de empresas e serviços no país. Somos uma empresa de pessoas para pessoas. Também temos casos de pessoas que trabalharam conosco, fundaram e venderam seus negócios ou estão em posição de destaque no mercado de tecnologia pelo mundo todo. A alma da nossa empresa é formada por talentos que se desenvolveram dentro de casa e são embaixadores da nossa cultura.

Foram 10 anos de uma construção esforçada e racional, “tijolo por tijolo”. Ano passado, graças aos resultados que alcançamos nessa jornada, tivemos a oportunidade de comprar o Buscapé. O bom filho a casa torna. Recebemos o Buscapé de braços abertos juntamente com o Bondfaro, marca que criamos. São marcas que moram no coração do consumidor brasileiro, motivo de orgulho para nós. Todas as nossas marcas em conjunto formam a Mosaico.

Hoje, chegamos numa posição que nos permite alçar voos maiores. Usaremos toda nossa experiência, conhecimento e energia nesta nova fase, nos mantendo fiéis aos princípios sobre os quais construímos o negócio. E permaneceremos sempre inconformados, em busca de melhores soluções para as dores dos consumidores e lojistas. Cada dificuldade ou problema é uma oportunidade e eles nunca acabam. Certamente, ainda estamos apenas no começo desta empresa e do mercado de comércio eletrônico no Brasil. Convidamos você a embarcar nesta jornada conosco!

Um abraço,

Guilherme Pacheco, José Guilherme Pierotti e Roberto Malta