Portal Mosaico
Roteiro de um Projeto Padrão Desenvolvido na Mosaico

O objetivo desta secção é mostrar em linhas gerais como é o desenvolvimento de um projeto na Mosaico. Naturalmente, devido a sigilo de informações, os documentos aqui apresentados são meramente ilustrativos e não representam os documentos originais de nenhum projeto efetivamente desenvolvido na Mosaico.

O processo de um projeto inicia-se pela interação entre o nosso Departamento Comercial e o Cliente. Em determinados casos, pode ser necessário assinar um termo de confidencialidade, conhecido como NDA (Non-Disclosure Agreement - em inglês). Clique aqui e veja o modelo de um NDA.

Após o NDA estar assinado, informações confidenciais podem ser trocadas entre a Mosaico e o Cliente de forma mais transparente e aberta. O segundo passo então é a elaboração de uma proposta técnico-comercial. Clique aqui para ver modelo.

Em caso de aceite da proposta, a mesma é assinada e passa-se ao estágio de elaboração do contrato de prestação de serviço. Clique aqui para ver o modelo. O contrato é assinado em duas vias de igual teor e forma, ficando uma em posse da Mosaico e outra em posso do Cliente.

A parte comercial do processo praticamente encerra-se neste ponto. A partir daí o processo segue para o laboratório de P&D.

Conforme a necessidade, o primeiro passo do desenvolvimento é a elaboração de uma especificação técnica detalhada. Essa especificação é elaborada pela nossa equipe em conjunto com a equipe técnica do Cliente. O objetivo da especificação técnica detalhada é minimizar dúvidas ou pontos que ficaram em aberto na proposta técnico-comercial. Da mesma forma que o contrato, a especificação técnica detalhada é assinada em duas vias, uma para a Mosaico e uma para o Cliente. Clique aqui para ver um exemplo.

O próximo passo é a elaboração do que chamamos de Concepção Geral. Para maiores detalhes sobre nossa metodologia de desenvolvimento consulte o menu metodologia ou clique aqui. A Concepção Geral tem por objetivo descrever e definir de forma macro a arquitetura do sistema.

Admitindo que o projeto envolva desenvolvimento de hardware e software, da Concepção Geral são passadas diretrizes de desenvolvimento para as Concepções de Hardware e Software. Em termos do hardware, a principal tarefa da Concepção de Hardware é definir um esboço em papel do esquema elétrico. No caso da Concepção de Software são elaborados documentos que irão orientar as células de implementação, como por exemplo, fluxogramas. Veja um exemplo.

É então elaborado o esquema elétrico (veja exemplo) e a lista de material (veja exemplo). Paralelamente, inicia-se o desenvolvimento do software.

De posse da lista de material, é acionado o departamento de compras que irá providenciar todos os componentes para a montagem de um ou mais protótipos, conforme a necessidade.

O próximo passo é o desenvolvimento do lay-out da placa de circuito impresso. Clique aqui para ver um modelo de lay-out. Caso seja necessário, é criado também um modelo em 3D da placa montada para estudos mecânicos e de interferências do sistema eletrônico com o gabinete que irá acomodar a solução. Clique aqui para ver a placa montada em 3D (obs: após abrir arquivo clique sobre a imagem para ativar recursos de 3D).

A placa PCI é fabricada, os componentes eletrônicos são comprados e o protótipo então é montado e validado em bancada.

O software, que geralmente inicia o desenvolvido em paralelo a este processo, é então testado no protótipo. Clique aqui para ver um exemplo de software em linguagem C.

Todo o restante do sistema e da lógica da aplicação é concluído e então testado.

Uma vez testado e livre de falhas, o protótipo é entregue ao cliente e um termo de entrega é assinado. Clique aqui para ver modelo.

O protótipo também é testado pelo Cliente e em caso de necessidade de alterações retorna ao laboratório para eventuais melhorias/correções.

Ao final de todo o processo, o Cliente recebe toda a documentação do projeto desenvolvido.

Todo este processo é acompanhado por uma gerência de projetos de modo a garantir o cumprimento de todas as etapas e requisitos definidos na proposta e na especificação técnica detalhada. Clique aqui para ver um exemplo deste acompanhamento.

E assim encerra-se o processo. Certamente existem casos diferentes, mas em linhas gerais este é o processo padrão de um projeto desenvolvido pela Mosaico Engenharia.

Esperamos assim oferecer ao mercado e aos nossos Clientes um serviço profissional e de qualidade.